Uma História Real

A Realbolo

representa hoje a força do empreendimento, visão, resiliência e paixão de 4 gerações de uma família bem portuguesa – a família Real. Esta empresa familiar fornece as principais insígnias da distribuição moderna, recriando produtos de alta qualidade, produzidas com o recurso a receitas e técnicas tradicionais.

Esta aprendizagem

de 4 gerações inicia-se na década de 40, época em que o pão era um bem escasso e muito controlado. Foi no difícil contexto de guerra que a 1ª geração da família Real, aldeia de Cortes do Meio, Covilhã, deu início a um pequeno negócio de fabrico artesanal de pão.

Nesta pequena Padaria

todo o processo estava a cargo do padeiro, desde a aquisição de cereais à produção, racionalização e transporte. Este papel, extremamente importante na sociedade de então, transportou-o para uma posição de gestor / empreendedor, pois se por um lado tinha como missão alimentar a população, por outro era estimulado a encontrar soluções para aumentar a produção.

Foi assim que a 2ª geração

da família Real saiu da aldeia, onde a visão era mais regional, e adquiriu padarias no Fundão que passaram a ter processos de fabrico, tecnologicamente mais evoluídos. Isto permitiu-lhes não só alargar a sua área de comercialização como também estabelecer parcerias com uma rede de mercearias da zona. Esta visão de alargamento de rede de distribuição estimulou o aumento de produção e a criação e recriação de novos produtos. Do pão passou-se aos bolos, nomeadamente ao pão de ló, esquecidos, tortas, entre outros, o que permitiu valorizar produtos regionais de pequeno alcance, tornando-os conhecidos e apreciados em outras regiões.

A procura de inovação

levou José Gonçalves Real a visitar feiras internacionais de maquinaria industrial, e em 1969 foi importado o primeiro FORNO CICLOTÉRMICO. O fator inovação e paixão pelas máquinas esteve sempre de braço dado com a evolução do negócio.

Este crescimento

obrigou a procura de novas tecnologias industriais que permitissem à produção acompanhar o aumento de procura e o potencial da escala. Na década de 70, a família detinha já 3 fábricas inteiramente dedicadas à produção de diversos produtos, nomeadamente na categoria de aperitivos – aperitivos Real.

Em 80

já com a 3ª geração e depois de uma mudança estrutural na indústria portuguesa, a família Real instalou-se em Lisboa, recomeçando a sua produção com produtos de pastelaria, tais como, pães de leite, pasteis de feijão e croissants embalados, de com maior validade à temperatura ambiente.

Com diversos revendedores

a trabalhar no mercado tradicional, a distribuição expande-se a nível nacional, e em 1985 é criada a marca Realbolo. Em 1989 a Real Bolo muda de instalações para a rua das Indústrias, para um novo espaço de 400m2.

Em 1992

foram introduzidos no mercado nacional os Fofos, com sucesso imediato. Durante muitos anos, este novo produto fez parte do top-ten dos artigos mais vendidos nos supermercados portugueses. Este sucesso deveu-se à capacidade de produção, conhecimento e paixão das gerações anteriores.

A este sucesso

seguiu-se a entrada da marca RealBolo na primeira cadeia de distribuição moderna de origem nacional, que induziu a uma maior mecanização e industrialização da empresa. A entrada, na distribuição moderna, dos pães de leite, fofos e croissants embalados, foi um êxito.

Em 2000

deu-se uma nova mudança de instalações para a fábrica atual, uma aposta na especialização em massas brioche e a aquisição da linha de produção automática de Fofos, em 2005.

A entrada no mercado

português de mais cadeias de distribuição moderna, e a procura destas pelos artigos da Realbolo – nomeadamente os Fofos – para incluírem na sua marca própria, acelerou o crescimento da empresa.

Em 2010

a empresa entrou no mercado espanhol com o artigo Medias Noches. Neste mesmo ano um incêndio na produção destruiu a câmara de fermentação da linha dos fofos, no entanto, com o esforço de toda a equipa e embora com algumas limitações, em 15 dias, a empresa conseguiu voltar a operar.

Em 2017

iniciou-se a montagem de uma nova linha de produção, que permitiu melhorar e facilitar o processo, bem como garantir a uniformidade do produto e aumentar a produção. Em 2019 a Realbolo projeta a sua marca no mercado com a construção de um novo site e a divulgação de um filme publicitário na televisão.

Hoje

a RealBolo produz cerca de 4 milhões de embalagens por ano, com elevados padrões de qualidade e as melhores matérias primas. A Marca RealBolo é o símbolo de tradição e qualidade, estando presente nas prateleiras de alguns hiper e supermercados, estabelecendo uma experiência direta com os seus consumidores.

Real História

Esta é a Real história da família Real. Hoje são já representados pela 4º geração, envolvida e empenhada em continuar a missão de divulgar este Real Sabor.